A Nova Conservação S.A. é uma empresa portuguesa que, desde 1994, desenvolve a sua actividade na área do património cultural, realizando estudos, projectos, e pequenas e grandes intervenções de conservação e restauro.
A Nova Conservação foi constituída em Portugal, a 11 de Agosto de 1994, por técnicos com formação académica e especialização em Conservação e Restauro pelo agora designado Istituto Centrale per il Restauro, de Roma, como é o caso da Paola Coghi e do Nuno Proença.
Estes conservadores-restauradores têm sido convidados a trabalhar a nível internacional, em consultorias e projectos de conservação e restauro, nomeadamente, em Itália (Tempio Nettuno, Paestum), Argentina (Teatro Cólon, Buenos Aires), Índia (Taj Mahal, Agra), China (Nanshi, Luoyang), e Líbia (National Heritage Museum, Tripoli).
Atualmente, entre os nossos conservadores-restauradores, temos profissionais formados também pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Tecnologia de Tomar - Instituto Politécnico de Tomar.
Somos hoje uma organização estruturada, com uma equipa permanente, multidisciplinar e complementar, que alia experiência e juventude, e que inclui técnicos das áreas da arquitectura, das humanidades e das artes tradicionais.
Nestes quase 30 anos de actividade, temos tido o privilégio de realizar numerosas intervenções de conservação e restauro, na sua maioria em monumentos classificados, bem como levantamentos de diagnóstico, estudos e projectos, para entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. Algumas destas intervenções foram distinguidas por organizações como a EUROPA NOSTRA.
A Nova Conservação colabora, ainda, com instituições ligadas à investigação e ao ensino superior, contribuindo deste modo para a produção de conhecimento e de inovação metodológica e tecnológica no âmbito da salvaguarda do património.
Realizamos o estudo e análise do objecto patrimonial, nos seus aspectos históricos, estado de conservação, materiais e técnicas de construção e de produção artística, a fim de preparar a intervenção, da qual resulta a documentação de todas as fases de trabalho, entendida como parte integrante da memória histórica do objecto.
Graças à qualificação e experiência profissional da nossa equipa, nas suas várias vertentes, reforçada sempre que necessário por técnicos especializados, conseguimos assegurar o rigor e a qualidade da nossa actividade. Para apoiar a estrutura organizativa, dispomos desde 2009 de um sistema integrado de gestão para a qualidade, desenvolvido de acordo com a norma ISO 9001.
Factor preponderante é ainda o nosso posicionamento em estaleiro, cumprindo a legislação de segurança, quer para trabalhadores e demais intervenientes, quer para o objecto e sua envolvente, e possibilitando simultaneamente a contínua fruição do objecto/monumento. O respeito pelas normas ambientais/eco-sustentadas revela-se, também, na cuidada gestão dos materiais residuais resultantes das intervenções.
Conservador-restaurador
Sócio
Administrador
Conservadora-restauradora
Sócia
Arquitecto
Licenciada em Línguas
Formação em Auditorias
Licenciada em Direito
Conservadora-restauradora
Sócia
Conservador-restaurador
Sócio
Conservadora-restauradora
Técnico de Conservação e Restauro
Conservadora-restauradora
Conservadora-restauradora
Conservadora-restauradora
Conservador-restaurador