Praticamos a conservação e o restauro de acordo com normas éticas e de qualidade, seguindo uma filosofia de trabalho assente na responsabilidade, seriedade e profissionalismo.

A Nova Conservação foi constituída em Portugal, a 11 de Agosto de 1994, por técnicos com formação académica e especialização em Conservação e Restauro pelo Istituto Superiore per la Conservazione ed il Restauro, de Roma, como é o caso da Paola Coghi e do Nuno Proença.

Estes conservadores-restauradores têm sido convidados a trabalhar a nível internacional, em consultorias e projectos de conservação e restauro, nomeadamente, em Itália (Tempio Nettuno, Paestum), Argentina (Teatro Cólon, Buenos Aires), Índia (Taj Mahal, Agra), China (Nanshi, Luoyang), e Líbia (National Heritage Museum, Tripoli).

Atualmente, entre os nossos conservadores-restauradores, temos profissionais formados também pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Tecnologia de Tomar - Instituto Politécnico de Tomar.

Somos hoje uma organização estruturada, com uma equipa permanente, multidisciplinar e complementar, que alia experiência e juventude, e que inclui técnicos das áreas da arquitectura, das humanidades e das artes tradicionais.

Nestes mais de 20 anos de actividade, temos tido o privilégio de realizar numerosas intervenções de conservação e restauro, na sua maioria em monumentos classificados, bem como levantamentos de diagnóstico, estudos e projectos, para entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. Algumas destas intervenções foram distinguidas por organizações como a EUROPA NOSTRA.

A Nova Conservação colabora, ainda, com instituições ligadas à investigação e ao ensino superior, contribuindo deste modo para a produção de conhecimento e de inovação metodológica e tecnológica no âmbito da salvaguarda do património.

 

Modus Operandi

Realizamos o estudo e análise do objecto patrimonial, nos seus aspectos históricos, estado de conservação, materiais e técnicas de construção e de produção artística, a fim de preparar a intervenção, da qual resulta a documentação de todas as fases de trabalho, entendida como parte integrante da memória histórica do objecto.

Graças à qualificação e experiência profissional da nossa equipa, nas suas várias vertentes, reforçada sempre que necessário por técnicos especializados, conseguimos assegurar o rigor e a qualidade da nossa actividade. Para apoiar a estrutura organizativa, dispomos de um sistema integrado de gestão, certificado desde 2009 em qualidade (ISO 9001).

Factor preponderante é ainda o nosso posicionamento em estaleiro, cumprindo a legislação de segurança, quer para trabalhadores e demais intervenientes, quer para o objecto e sua envolvente, e possibilitando simultaneamente a contínua fruição do objecto/monumento. O respeito pelas normas ambientais/eco-sustentadas revela-se, também, na cuidada gestão dos materiais residuais resultantes das intervenções.

 

Direcção Técnica

nuno

Nuno Proença

Conservador-restaurador
Administrador

paola

Paola Coghi

Conservadora-restauradora

bernardo

Bernardo Pimentel

Arquitecto

Apoio à Direcção

duarte

Carlos Duarte

Arquitecto
Técnico de Conservação e Restauro
NC desde 1999

ana

Ana Moita

Licenciada em Línguas
Formação em Auditorias
NC desde 2003

carla

Carla Fouto

Licenciada em Direito
NC desde 2008

Conservadores-restauradores

m joao

Maria João Revez

Conservadora-restauradora
NC desde 2016

joao a

João Aguiar

Conservador-restaurador
NC desde 2015

liliana

Liliana Silva

Conservadora-restauradora
NC desde 2010

jorge

Jorge Ribeiro

Conservador-restaurador
NC desde 2006

isabel

Isabel Ferreira

Conservadora-restauradora
NC desde 2011

telma

Telma Gomes

Conservadora-restauradora
NC desde 2018

mario

Mário Santos

Técnico de Conservação e Restauro
NC desde 1999

 

dario

Dario Aprile

Técnico de Conservação e Restauro
NC desde 2012

cosimo

Cosimo Aresta

Técnico de Conservação e Restauro
NC desde 2014

Apostamos em parcerias com instituições ligadas ao ensino superior e à investigação, bem como com empresas, nacionais e internacionais, na procura dos melhores soluções, produtos e equipamentos para a salvaguarda do património.


Conheça algumas das instituições com quem temos o prazer de colaborar:

 

 

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Laboratório Hercules

Azimut SAS

Kbyo Biological

Tecno Edile Toscana

El.En Group

 
94 98
 
99 04
 
05 06
 
07 10
 
11 12
 
13 14
 
14 15 16
 
16 17
 
17
 
17 18
 

Algumas das organizações com as quais temos o prazer de trabalhar

logo WMF
logo SCML
logo PSML
logo MNE
logo Marinha
logo FATIMA
logo Evora
logo Diocese Santarem
logo DGPC
logo CMTV
logo CML
logos Troia Resort
Made with love by ZED
2016 © Nova Conservação, S.A. | ® ncrestauro | todos os direitos reservados